Itu no Fórum Mundial de Sustentabilidade
Um chamado do coração da floresta amazônica!
Camila BertolazziO Fórum Mundial de Sustentabilidade realizado nos dias 24, 25 e 26 de março, no coração da maior floresta do mundo, e durante o Ano Internacional das Florestas (2011) foi um grande sucesso. O evento teve a habilidade de trazer à mesa dos diálogos executivos das principais empresas, formadores de opinião da sociedade civil, entidades e governos.
Um exército com 162 jornalistas de 141 veículos de mídia cobriram essa jornada que levou ao claro entendimento de que a partir de agora, nessa nova economia, não dá mais para se maquiar de verde (greenwashing) ou deixar de incluir as pegadas em toda cadeia de produção e consumo. Os desejados empregos de colarinho branco vão dar lugar aos de colarinho verde. Os Recursos Humanos serão Sustentáveis. Veja os detalhes no artigo publicado no CANAL RH.
Todas as palestras foram transmitidas ao vivo pela Internet (Terra) - conforme informou o Itu.com.br pelo Twitter durante todo o evento - e milhares de pessoas no mundo assistiram aos três dias de palestras e trabalhos que originou, provavelmente, as principais diretrizes para esse ano em sustentabilidade. Estamos a beira da Rio + 20 e o Brasil está sendo apontado como um dos países que vai liderar o século XXI.
De todas as palestras, a mais significativa foi a do jornalista Paul Hawken, principal líder desse movimento no mundo. “Eu quero dizer muito claramente. Eu vim ao Brasil por apenas um motivo. Eu não vim pelo clima, pela música. Eu não vim pela comida. Eu não vim pela cultura. Eu não vim pela beleza extraordinária das mulheres que vivem aqui. Eu vim para lhes dar uma mensagem. Eu vim aqui porque verdadeiramente acredito que o Brasil está na beira de se tornar um dos países mais importantes do mundo. Vocês, as decisões e as políticas que tomarem agora vai ter um profundo efeito no século XXI, e, por causa do Brasil ser um país (relativamente) novo em termos de poder, vocês podem criar algo agora mesmo. Tudo está ao seu alcance. Eu penso que vocês podem ver que o mundo está com fome de uma genuína liderança, nós a precisamos e essa liderança tem fracassado em termos nacionais. A vitalidade, a paixão, o entusiasmo e a inovação que existe aqui no Brasil são únicos em termos de um grande e desenvolvido país com rápido desenvolvimento. Portanto é por isso que estou aqui!”.
Alan Dubner, idealizador do portal de notícias e do projeto Municípios Digitais – que envolve as cidades vizinhas -, esteve no Fórum e entregou ao Hawken um cotonete de Itu que deveria ser usado caso alguém tivesse dificuldade em escutar a importante mensagem do jornalista. Ao seu lado estavam Christiane Torloni, Carlos Alberto Riccielli e Bruna Lombardi que gostaram da ideia.
Mario Mantovani, superintendente da SOS Mata Atlântica, estava inspiradíssimo, como sempre, e participou de vários grupos de trabalho que já geraram muitos resultados. “É desta forma que se avança. Não podemos ficar apenas contabilizando pontos negativos”. Mantovani levou para a plenária a necessidade de não deixar que o código florestal diminua a proteção ao leito dos rios. E disse que uma simples vírgula no texto diminui para menos de 7 metros essa área.
Fabio Feldmann fez uma palestra brilhante e foi aplaudido em pé. Confira um trecho da apresentação no vídeo acima.
O Fórum Mundial de Sustentabilidade foi realizado por João Dória e o grupo LIDE. O Itu.com.br esteve presente, porque acredita na mudança em rede, na organização da sociedade civil e na união de todos os segmentos para construir um caminho real de sustentabilidade e governança compartilhada.