Sustentabilidade

Publicado: Terça-feira, 28 de outubro de 2008

Meio Ambiente: uma prioridade em Itu

O principal projeto foi o plantio de 30.550 mudas de árvores

Por Camila Bertolazzi

O Meio Ambiente nem sempre é tão valorizado nas administrações públicas como deveria. Em Itu, aparentemente, a situação é outra. A pedagoga com especialização em Teoria e Prática do Meio Ambiente, Patrícia Otero, acredita que várias ações fortalecedoras das questões socioambientais estão sendo realizadas em Itu. “O resultado dessas atuações é positivo para o município e principalmente para nós ituanos”.
 
De acordo com o prefeito reeleito em Itu, Herculano Passos Junior, a gestão é pautada numa bandeira importante do Partido Verde (PV) que é a preservação do meio ambiente. “Nós temos vários compromissos socioambientais que fazem com que a gente melhore a qualidade de vida da população, atraia mais turistas para a nossa cidade e fortaleça a economia”, explica o administrador público. Afinal, para o prefeito, “todo turista gosta de visitar uma cidade sustentável”.
 
O empresário João Pacheco, proprietário da Chácara do Rosário, concorda. Para ele, a preocupação com o meio ambiente deve ser constante, pois atrai muitos turistas para Itu. “Além do acervo religioso, Itu tem um potencial belíssimo em matéria de meio ambiente, e isso, com certeza, contribui para que a cidade seja uma ótima opção para os turistas”.
 
Apesar disso, a prefeitura não tem nenhum cálculo sobre a influência dos atrativos naturais na economia da cidade. “Esse tipo de economia é mais explorada pela iniciativa privada, como restaurantes, hotéis, campings, pousadas, entre outros, e não rende lucro direto ao município”, afirma Herculano. No entanto, temos que lembrar que apesar desta afirmação do prefeito, grandes patrimônios naturais como o Parque do Varvito e a Estrada Parque, são de responsabilidade municipal e fundamentais para o turismo, cultura e economia ituana.
 
Ações Socioambientais
 
Segundo Patrícia Otero, que integra o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Itu (COMDEMA), os projetos socioambientais estão sendo cada vez mais valorizados e, em Itu, a importância dada a eles é ainda maior.

Os principais pontos levantados pelos nossos entrevistados ao citarem a melhora na qualidade de vida da população são o esgoto tratado, a construção de aterros sanitários, a despoluição visual, a revegetação nas avenidas, o lixo coletado e destinado, a implantação da educação ambiental nas escolas, a qualidade da água e a fiscalização – porém sem multas - das empresas. Confira outras ações realizadas no município!
 
Patrícia ressalta que esses projetos só foram colocados em prática graças à união de vários grupos e setores que visam a qualidade da vida através de projetos socioambientais. “Nos últimos quatro anos o município teve uma grande abertura com relação aos temas socioambientais, motivada principalmente por grupos que se uniram para discutir os problemas ambientais apresentados pelo município”.
 
Mas nem todos estão contentes com a administração pública direcionada ao Meio Ambiente em Itu. A moradora Enilsa Maria Pereira reclama principalmente do trabalho que ela e o marido têm quando solicitam a poda dos galhos das árvores que circundam sua residência. “Adoro morar aqui, mas toda vez que preciso que podem as árvores, tenho um grande desgaste com isso”. Segundo Enilsa a poda é necessária, pois os galhos são muitos e atrapalham o próprio crescimento da planta. “Não basta só plantar árvores, tem que mantê-las saudáveis, sem acarretar risco para os moradores”, desabafa.
 
Segundo Patrícia Otero, que fundou e dirige a Ong 5 Elementos, as questões socioambientais são trabalhadas a médio e longo prazo. “Muitas pessoas têm a sensação que essas ações estão demorando para surtir resultado ou que nada está sendo feito, mas existe todo um trabalho por trás que não envolve só o meio ambiente, mas também a cultura, a educação e a economia dos ituanos”, explica.
 
Itu pela Vida – Plante Essa Idéia
 
O "Itu pela Vida – Plante Essa Idéia" foi o principal projeto desenvolvido pelo atual governo de Itu. O evento, que aconteceu no dia 27 de fevereiro desse ano, mobilizou parte da população ituana – cerca de dez mil pessoas - que, em menos de uma hora, plantaram 30.550 mudas de árvores nativas. Com isso, a cidade espera figurar no Guinness Book, o livro mundial dos recordes, superando a cidade escocesa de Huntly, detentora da marca de 18.124 em uma hora.
 
Além da quebra de um recorde, a iniciativa deve ter um impacto bastante positivo. A equipe técnica da Secretaria Municipal do Meio Ambiente calcula uma redução de 1,5 toneladas ao ano de gás carbônico na atmosfera em função do plantio. O objetivo agora é que seja criado o primeiro Parque Ecológico da cidade na área próxima ao Quartel de Itu, onde há oito meses foram plantadas as mudas.
 
Comentários