Código Florestal será votado hoje
Entenda o caso e veja o que você pode fazer.
Deborah DubnerA Coalizão SOS Florestas, formada por ONGs e entidades contrárias ao projeto de lei (PL) que propõe alterações no Código Florestal brasileiro inicia mais um esforço de mobilização nacional.
A ação, articulada com a Frente Parlamentar Ambientalista, será uma jornada de atos públicos em várias capitais e municípios para manifestar oposição às mudanças no Código, exercendo pressão sobre parlamentares e governantes e aumentando o espaço de debate sobre o futuro das florestas e das cidades brasileiras.
Qualquer pessoa ou organização pode participar e o site da campanha disponibiliza material e ideias para as manifestações. Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, Manaus, Campo Grande e Cuiabá são as capitais que já aderiram ao movimento.
As alterações no Código Florestal brasileiro, propostas pelo PL 1876/99, de autoria do deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP), estão prestes a serem votadas em Brasília.
Risco iminente
Dentre outras mudanças preocupantes, a proposta incentiva a ocupação de áreas de risco, como encostas de morros e margens de rios. Essa ocupação abriria espaço para mais tragédias, como deslizamentos de terra e enchentes; aumentaria o desmatamento, provocando maior emissão de gases do efeito estufa e acarretando problemas no abastecimento de água nas áreas urbanas; além de levar a perdas irreversíveis na já bastante reduzida cobertura florestal e na biodiversidade.
Saiba mais sobre os riscos dessas alterações para as florestas e para a vida dos brasileiros e veja como participar da mobilização no site www.sosflorestas.com.br.
canal Youtube: fundacaoboticario |
Entenda o perigo das mudanças no Código Florestal |
Leia mais: www.sosflorestas.com.br