Notícias

Sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Fundação SOS Mata Atlântica faz parceria com movimento SWU

A organização não-governamental SOS Mata Atlântica passou a apoiar oficialmente, no dia 17 de setembro, as ações do SWU – movimento de conscientização em prol da sustentabilidade. Em pouco tempo de existência, o projeto já mobiliza milhares de pessoas através de comunidades sociais.

“A SOS Mata Atlântica acredita no poder de mobilização a favor da causa da sustentabilidade que o SWU promove. Dessa forma, faz todo o sentido nossa adesão, que contará com ações presenciais, durante os dias do festival, e ações on-line, com o objetivo de ampliar a mobilização”, explica Ana Ligia Scachetti, diretora de Comunicação da Fundação SOS Mata Atlântica.

Além da SOS Mata Atlântica, o movimento tem ainda o apoio de entidades como o Greenpeace, ONG Prato Cheio, 350.org, Matilha Cultural, Catraca Livre, Recicleiros, Projeto Guri, Artemísia, 5 Elementos, Caminhos das Águas, Ecosurfi, Um teto para o meu país, Vitae Civillis e CARE.

As parcerias resultam na troca de conteúdo e mobilização entre as comunidades de cada grupo, além de ações de conscientização em conjunto. Para este mês, por exemplo, a Matilha Cultural preparou uma programação cultural e um circuito de entretenimento com temas relacionados a mudanças climáticas e consumo responsável. Realizado entre os dias 10 de setembro e 10 de outubro, o “Setembro Verde”, como foi denominado, reúne mais de cinquenta atrações em cerca de vinte espaços da cidade de São Paulo.

Fundação SOS Mata Atlântica e SWU

O envolvimento da Fundação SOS Mata Atlântica no SWU pretende “estimular a reflexão da sociedade sobre a importância de se proteger a Mata Atlântica e o meio ambiente, trazendo a questão para perto das pessoas”. Com isso, a ONG pretende estruturar seus esforços com intervenções presenciais durante o festival. Estande institucional, artistas performáticos, atividades reflexivas e coleta de depoimento e intervenções em sua plataforma digital (Conexão Mata Atlântica) serão algumas das ações realizadas.

Lançada oficialmente em maio de 2010, a “Conexão Mata Atlântica” surgiu com a proposta de ser rede social e oficial da ONG. Na plataforma, qualquer cidadão que tenha alguma relação ou simpatia pela organização, pela Mata Atlântica ou por questões de sustentabilidade, pode participar de fóruns e eventos on-line, que discutem questões ambientais.

Na comunidade também é possível postar vídeos, fotos, fóruns de discussões, convidar amigos, fazer parte de grupos específicos e personalizar a página pessoal. “A ideia da Conexão Mata Atlântica surgiu a partir da crença da SOS Mata Atlântica de que cada indivíduo detém o conhecimento sobre uma coisa, que pode ser transmitido e valorizado por alguém que deseje adquiri-lo. É esta troca de saberes e fomento a colaboração que propomos a todos aqueles que se preocupam com a Mata Atlântica e fazem parte da Conexão Mata Atlântica”, finaliza Ana.

Nos próximos dias, a Conexão Mata Atlântica pretende promover fóruns de discussões sobre como atitudes sustentáveis. A organização também está promovento uma promoção que premiará o vencedor com ingressos para o festival SWU Music And Arts - evento que acontece entre os dias 9 e 11 de outubro, na Fazenda Maeda, em Itu. Clique aqui para obter mais informações sobre o concurso.