SWU apresenta compromisso com sustentabilidade
O SWU - Começa com você, movimento de conscientização em prol da sustentabilidade (inédito no Brasil), apresenta seu Compromisso Público e o Plano de Ações Sustentáveis que norteará toda a montagem e organização do SWU Music and Arts Festival. O evento de celebração que acontece de 9 a 11 de outubro, na fazenda Maeda, em Itu, deve reunir um público estimado de 150 mil pessoas nos três dias.
Dentro do conjunto de ações que propõe conscientizar, mobilizar e inspirar pessoas para a prática da sustentabilidade, estão algumas atitudes bem interessantes, confira!
Compromisso Público e Plano de Ações Sustentáveis
Conheça aqui o Compromisso Público de Sustentabilidade do movimento SWU e todas as ações que serão adotadas no SWU Music and Arts Festival. Eles foram desenvolvidos com o apoio da consultoria Visão Sustentável e da Recicleiros.
Esse conjunto de ações reflete os objetivos do movimento, que se propõe a conscientizar, mobilizar e inspirar pessoas para a incorporação de práticas de sustentabilidade no cotidano. Estabelece ainda todas as diretrizes para a adoção de práticas sustentáveis no evento de música, artes e consciência.
Antes do evento
A educação em sustentabilidade está presente em todas as campanhas publicitárias do movimento, ações realizadas com estudantes, flashmobs e comunicação online, por meio do site e de redes sociais. Além disso, todos os fornecedores participarão de um treinamento coletivo para conhecer: o Compromisso Público de Sustentabilidade, o Plano de Ação, o Manual do Fornecedor e um Guia com condutas a serem seguidas durante a execução dos trabalhos relacionados ao Festival.
Durante o Festival
No Festival, uma equipe de voluntários irá atuar junto ao público com o intuito de passar informações e dicas de sustentabilidade. O evento contará também com um grande volume de comunicação visual com mensagens e dicas relacionadas ao tema e apresentação de diversas práticas sustentáveis para educação e conscientização dos participantes.
Para endossar a proposta SWU, o evento conta com a presença de ONGs que irão expor em um espaço exclusivo os trabalhos que desenvolvem.
O Fórum Global de Sustentabilidade que acontecerá ao longo dos três dias do festival trará especialistas, pensadores, empresários, representantes de entidades não-governamentais e de outras iniciativas, no Brasil e no mundo, para discutir com o público alguns dos principais temas da sustentabilidade.
Para contribuir com a geração de renda e a inclusão social, será contratada mão-de-obra local e pequenos fornecedores. Cooperativas regionais (Itu e Salto) vão tratar o resíduo do Festival. Uma cooperativa da cidade de São Paulo, especializada em móveis recicláveis, também participará da ação. São elas:
> COMAREI – ITU
Cooperativa de recicláveis que tem como objetivos o cooperativismo, a capacitação e a profissionalização dos catadores como agentes da limpeza e proteção ambiental. Atende 45 famílias através da coleta, triagem e venda dos materiais recicláveis às indústrias recicladoras. Tem uma ação inovadora por ser a responsável pela coleta seletiva de lixo em toda cidade de Itu, sendo referência em todo Brasil.
> CORBES – SALTO
Cooperativa de Reciclagem Boa Esperança, localizada na cidade de Salto, desenvolve ações que proporcionam a acentuação dos valores difundidos pelo cooperativismo, com distribuição de renda e agregação de valor ao trabalho; sensibilização da população para a reciclagem; e a validação do papel do catador como agente ambiental, primeiro elo da cadeia produtiva da reciclagem. Recentemente, a Corbes recebeu o certificado internacional “Best Practices”, como uma das melhores práticas sócio-ambientais do planeta, ganhando notoriedade mundial.
Consumo de energia
Em todas as ações a empresa buscará processos para garantir baixo consumo de energia.
Geradores: a maior parte da energia do Festival virá de geradores, sendo que todos eles funcionam à base de biodiesel.
Ilha de Energia Solar: além de divulgar a tecnologia de geração de energia solar, a empresa irá repor uma parte da energia consumida pelo evento por energia gerada através de fonte limpa.
Celularia e Totem de Energia Solar: estará à disposição do público a energia gerada pela Ilha de Energia para recarga de celulares e afins.
Solatube: tecnologia inovadora para difusão de iluminação solar, evitando o consumo de energia elétrica. Essa tecnologia será utilizada para iluminação da central de reciclagem e da celularia.
Economia de Energia do Público: quem levar conta de luz que comprove a redução no consumo de energia no último mês poderá comprar produtos SWU com 10% de desconto.
Impacto no Trânsito Local e Logística de Transporte
Uma campanha de comunicação incentiva as pessoas a se organizar em grupos (com amigos e através das redes sociais) e a participar da carona solidária. A ação tem apoio do site caronabrasil.com.br. Saiba mais!