Notícias

Quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Pedro Leite: SWU, A Fazenda e como Itu está se tornando cada vez maior

Arquivo Pessoal
Foto
"Curiosamente, os eventos realizados na cidade e que estão ganhando repercussão nacional e internacional não estão sendo realizados pela prefeitura."

Em 2010, Itu chega à notável marca de 400 anos de fundação. Não é para qualquer cidade. Itu tem uma participação relevante na história nacional e os prédios de seu Centro Histórico são um privilégio para seus moradores e atraem turistas ano a ano. Curiosamente, os eventos realizados na cidade e que estão ganhando repercussão nacional e internacional não estão sendo realizados pela prefeitura ou pelo governo de forma geral, mas sim pela iniciativa privada. E desta forma, de maneira imprevista, quase acidental, Itu ganha destaque em seu quadricentenário.

De primeira, o empreendimento de maior vulto na cidade é identificado por uma sigla de língua estrangeira de apenas três letras. S-W-U. O Starts With You, maior festival brasileiro de música do ano, conseguiu chacoalhar o cenário nacional reunindo atrações internacionais de peso e trazendo gente para tocar pela primeira vez no Brasil, promovendo shows cheios de adrenalina, com direito a quebra das regras e invasão da área VIP, mas enfim, conseguindo marcar seu espaço e conquistando a confiança de todos como um movimento que chega para ficar. Há chances de se tornar uma marca tão forte quanto o Rock in Rio. Se conseguir firmar os pés no Brasil, numa atitude que envolve confiança no mercado consumidor interno deste ramo, o festival pode preencher uma lacuna como o grande evento anual de música jovem que traz atrações internacionais do primeiro time. Este é um filão que até hoje espera candidatos dispostos a encarar o desafio.

O SWU teve o mérito de, ao mesmo tempo, atrair a atenção da mídia para a cidade (e para as atrações da Fazenda Maeda) e promover um movimento de preparação para a demanda de “estrangeiros” sedentos por consumir em Itu. Nesta oportunidade, hotéis, restaurantes, transporte público e até pessoas que normalmente estão fora do ramo comercial tiveram a chance de ganhar sua fatia na onda de consumo trazida pelo evento. Digo isso sobre pessoas de fora do comércio porque não foram poucos os relatos de moradores que abriram as portas de suas casas para que estranhos dormissem, comessem e tomassem banho. Todos do SWU, buscando uma alternativa para os altos preços cobrados pelo acampamento oficial oferecido no local.

Outra iniciativa, dessa vez no campo dos reality shows, também atraiu atenções da mídia nacional para a “Fidelíssima”. Trata-se de “A Fazenda”, programa da TV Record que ocupou o espaço aberto pelo Big Brother Brasil na grade dos grandes realities da TV aberta brasileira. O programa trouxe celebridades de outrora (e hoje esquecidas), como Sérgio Malandro, e personagens instantâneas que ganharam destaque nos últimos meses, como Geisy Arruda. Geisy conseguiu capitalizar os holofotes com um ensaio nu para revista masculina Sexy, que tem tudo para se tornar seu derradeiro movimento que mereça atenção nacional.

Enquanto a “Praça dos Exageros” não sai do papel, as ações de empresas que enxergam o potencial comercial da cidade seguem como esteio da visibilidade em larga escala que Itu vem recebendo. Vale lembrar que a futura praça também será financiada e patrocinada por empresários interessados em ligar sua marca à fama de cidade “onde tudo é grande” que Itu carrega. Isto pode valer como endosso e lembrete aos governantes de que há um mundo inteiro a descobrir no que diz respeito a empreendimentos e iniciativas de grande porte ligadas ao município.

Resta à Cidade dos Exageros ter a sorte de mais pessoas enxergarem seu potencial para ser grande.