Publicado: Quarta-feira, 26 de setembro de 2007
27 de Setembro - Dia Mundial do Turismo
Saiba sobre o Dia Mundial do Turismo e veja o turismo de Itu
Deborah Dubnerpor Deborah Dubner
"O turismo é como uma indústria sem chaminé, que gera empregos e renda sem prejudicar o meio-ambiente." (senadora Lúcia Vânia, em entrevista)
"O turismo é como uma indústria sem chaminé, que gera empregos e renda sem prejudicar o meio-ambiente." (senadora Lúcia Vânia, em entrevista)
Estabelecer “dias mundiais” dedicado a temas de relevância para o Planeta tem sido uma importante estratégia adotada pelo Sistema das Nações Unidas para a conscientização e sensibilização das comunidades em todo o mundo para esses assuntos. Dentro dessa estratégia, o dia 27 de setembro foi instituído, em 1980, pela Organização Mundial do Turismo (OMT), como o Dia Mundial do Turismo. A data foi escolhida por coincidir com um marco importante para a história do turismo no mundo: o aniversário de adoção dos Estatutos da OMT (em 27 setembro 1970).
O objetivo principal do Dia Mundial do Turismo é promover a consciência nas sociedades para a importância da atividade turística e de seus valores sociais, cultural, políticos e econômicos. Por recomendação da OMT, a cada ano, é escolhido pelos países membros da Organização um tema a ser debatido internacionalmente.
Em 2007 o tema da campanha é: "O Turismo abre portas para as mulheres". No Brasil, o tema transcendeu ao Dia Mundial e deu origem a uma Semana Nacional de Turismo (24 a 28 de setembro) que terá o Congresso Nacional, em Brasília, como palco central das comemorações.
Aproveitando a data, o portal itu.com.br traz algumas questões relevantes para que o nosso leitor conheça, opine e atue.
Itu é uma cidade privilegiada. Primeira Estância Turística do Estado de SP, é conhecida também como Roma Brasileira, Berço da República e Cidade dos Exageros - três carinhosos apelidos que mostram os seus múltiplos atributos (turismo religioso, histórico e temático). Mas isso não é tudo: campings, fazendas e roteiros a tornam também famosa pelo seu turismo rural, o que rendeu inclusive uma matéria de capa na Revista Globo Rural, em maio deste ano, entre outras reportagens igualmente importantes. A cidade também está preparada para receber escolas, empresas e famílias, pois possui uma infra-estrutura hoteleira diversificada e completa. Possui até mesmo uma fábrica de chocolates, inaugurada este mês, dentro da Fazenda do Chocolate.
A Estrada Parque e o Parque do Varvito completam a lista de belezas naturais e únicas, que valem uma visita e - mais do que tudo – o cuidado e a preservação. E recentemente, Itu foi incluída também no Roteiro dos Bandeirantes, um projeto do Governo Federal que contempla 8 cidades paulistas que fazem parte do caminho trilhado pelos bandeirantes.
Itu é também gloriosa quando se fala de pessoas que atuam pelo turismo da cidade. Além de um COMTUR, Itu tem a sorte de possuir uma atuante Associação em Prol do Desenvolvimento do Turismo (Prótur) desde 2003, formada totalmente pela iniciativa privada, e que tem desenvolvido um importante trabalho no receptivo da cidade. Recentemente, a Prótur implementou a Taxa de Desenvolvimento de Turismo (TDT), o que certamente trará recursos para atender melhor o nosso turista. Além disso, foi responsável pela implementação do Trailer de atendimento ao turista, display com folders espalhados pela cidade e muitos outros projetos que vêm se aperfeiçoando ao longo do tempo.
Do ponto de vista político, o fato de Itu ser uma Estância Turística ajuda muito. Recentemente, a ministra do Turismo, Marta Suplicy, prometeu estimular o turismo em Estâncias Turísticas de São Paulo.“As estâncias já foram muito poderosas em São Paulo e devem voltar a ser”, afirmou a ministra. Para o presidente da Associação das Prefeituras de Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp), Antonio Carlos de Faria, o programa do governo deverá também estimular o turismo nas Estâncias Turísticas do estado. Ou seja, Itu tem tudo para deslanchar.Conheça as principais Estâncias Turísticas de SP).
Comentários