Turismo

Publicado: Quinta-feira, 3 de junho de 2010

PRÓTUR apresenta roteiros turísticos à imprensa paulista

Confira os detalhes da cobertura feita pelo Itu.com.br.

Crédito: Renan Pereira / www.itu.com.br PRÓTUR apresenta roteiros turísticos à imprensa paulista
Hélio Tomba, presidente da PROTUR, esclareceu dúvidas dos jornalistas convidados para conhecer os roteiros

Veja as fotos desta notícia no Flickr

Por Renan Pereira

A Associação Pró-Turismo de Itu (PRÓTUR) apresentou no final de semana (dias 22 e 23 de maio), os novos roteiros turísticos da cidade de Itu à imprensa paulista. Na ocasião, quatro roteiros foram apresentados aos jornalistas de diferentes veículos: “Itu Roteiros Aprender”, “Itu Roteiro Igrejas”, “Itu Roteiro Explorar” e “Roteiro Descubra”. O objetivo do projeto é aumentar o fluxo de turistas na cidade.

A excursão teve início sexta-feira, durante um coquetel de boas vindas, na Fazenda Capoava. Durante a confraternização, os jornalistas convidados pela PROTUR foram recebidos com um jantar e tiveram a oportunidade de conhecer detalhes do projeto. “O lançamento dos novos roteiros turísticos da PROTUR tem o objetivo de desvincular um pouco a ideia de Itu ser conhecido somente como o município dos exageros. Queremos mostrar o outro lado da cidade, até então, pouco explorado pelos turistas”, afirmou o presidente da instituição, Hélio Tomba.

Segundo Tomba, uma das principais metas dos novos roteiros é explorar o turismo histórico-religioso e o turismo rural; além de aumentar a permanência de turistas na cidade. “De acordo com nossas pesquisas concluímos que hoje o turismo em Itu não se sustenta pelo o que é conhecido. Precisamos mostrar que, além da tradição dos exageros, Itu oferece lindas paisagens, história, culinária e atrações impressionantes - só assim conseguiremos mostrar a potência turística que somos”, explicou.

O próximo passo para o desenvolvimento do projeto é conseguir estabelecer alianças do poder público e setores privados. De acordo com Daniel Brondi, diretor da Agere, - empresa de consultoria que coordenou os estudos do Plano de Desenvolvimento do Turismo de ITU (PDTI) – hoje a cidade recebe aproximadamente 250 mil turistas anualmente. “Nossa meta é aumentar esse fluxo em pelo menos 15% de pessoas dentro de um ano”.

Vale lembrar que em 2014 a Copa do Mundo acontecerá no Brasil – o que com certeza deve elevar os números de turistas na cidade. Brondi falou ainda sobre a hipótese de Itu hospedar uma seleção. “Estamos trabalhando essa hipótese sim. Itu é uma das 41 cidades que estão nessa disputa. E lógico que isso não é fácil, precisamos ter uma estrutura mínima exigida pelos órgãos responsáveis”, detalhou.

Em breve, os roteiros estarão disponíveis para todos os interessados. Em todos os percursos o visitante contará com o acompanhamento de guias treinados. Com opções de passeios curtos e outros mais longos, de até dois dias, os roteiros são voltados tantos aos visitantes de temporada, quanto aos que estão de passagem pela cidade.

Roteiros

O trajeto desenvolvido pelos roteiros da PRÓTUR começou no sábado logo pela manhã. Fazendas, igrejas, museus, restaurantes e pontos históricos da cidade foram alguns dos pontos percorridos. O Guia de Turismo, Fábio Grizoto, foi o responsável por acompanhar e esclarecer as dúvidas dos jornalistas de toda a região de São Paulo; bem como explicar a importância histórica dos principais pontos da cidade de Itu.

O "Roteiro Itu Aprender" é voltado ao público estudantil (tanto de escolas públicas, como particulares). O “Itu Explorar” tem o objetivo de explorar a cidade, tanto na parte urbana (museus e igrejas) como na parte rural (fazendas e demais atividades do campo). O “Itu Igrejas” é composto pelas quatro igrejas principais no Eixo Histórico: Igreja do Carmo, Igreja do Bom Jesus, Igreja da Matriz e Igreja Nossa Senhora do Patrocínio. O quarto é o “Itu Roteiros Descubra”, um roteiro que oferece um passeio completo pelos principais pontos turísticos da cidade.

Projeto agradou a imprensa

A imprensa de um modo geral se mostrou satisfeita com o projeto apresentado pela PRÓTUR. “O roteiro apresentado mostra a importância histórica da cidade de Itu. A cidade é extremamente importante para estudiosos, arquitetos, etc. O interessante disso tudo é que pouca gente sabe o valor cultural do município. Além disso o roteiro conseguiu nos mostrar muito conteúdo em pouco tempo”, exclamou a jornalista da revista Host & Travel, Camila Lucchesi.

Para Paulo Atzingen, jornalista do portal Diário do Turismo, a viagem contou com momentos marcantes. “A parte que mais me tocou (até o momento) foi quando visitamos o Museu Republicano. Podermos resgatar a memória da nossa própria história é algo fantástico”. Atzingen destacou ainda a importância da iniciativa. “Que a PROTUR sirva de exemplo para que outras cidades do interior criem consciência de que é preciso ação para integrar o turismo regional”, ressaltou.

Referente à PRÓTUR, leia também:

> PRÓTUR lança campanha "O Melhor de Itu está Aqui"

Trailer de apoio ao turista atende no quartel de sexta a domingo

Renan Pereira / Itu.com.br
Guia de Turismo, Fábio Grizoto, explica à imprensa detalhes sobre a formação do Varvito
Comentários