A crise da água. Você está fazendo a sua parte?
Governo e população podem, juntos, resolver esse problema!
Camila BertolazziPor Camila Bertolazzi
A população reclama, o governo se justifica, mas Itu continua sem água. De olho nessa crise que afeta o município há décadas, demos um giro e encontramos, no outro lado do mundo, cidades que enfrentam o mesmo problema, mas que através de um esforço mútuo entre a administração pública e os cidadãos, conseguem superar o problema sem passar pelo constrangimento que os ituanos sofrem nessa época do ano.
Brisbane – a terceira maior cidade da Austrália com dois milhões de habitantes – é um exemplo a ser seguido. Em 2001, teve início, no país do canguru, uma seca devastadora que durou mais do que se esperava. O nível da água nos reservatórios diminuiu drasticamente e, em 2006, o governo começou a se preparar para enfrentar o problema da falta d’água antes que ele chegasse.
“O governo enviou cartas e colocou anúncios nas mídias para conscientizar a população sobre o problema antes que afetasse a todos nós”, afirma a moradora Roberta Hays. Além de alertar, o governo investiu. Especialista visitaram casa por casa para vistoriar as instalações elétricas e hidráulicas, e distribuiu lâmpadas econômicas e chuveiros menores e mais concentrados.
Proibidos – sob pena de multa – de utilizar água para lavar calçadas e carros, ou para jardinagem, a população foi recomendada a comprar tanques para capturar e armazenar água da chuva. O governo reembolsou a todos que apresentaram o recibo da compra.
Mas a população também fez a sua parte. Através da campanha “Water for today and tomorrow – Água para hoje e amanhã”, o governo divulgou que, em média, cada residente, usava 198 litros de água por dia e, para que não faltasse no futuro, teriam que reduzir esse número para 140 litros e assim salvar 140 milhões de litro diariamente.
E, através de medidas simples como fechar a torneira ao escovar os dentes, ensaboar as mãos e barbear, reduzir o tempo de banho para 4 minutos e lavar roupas uma vez por semana, os moradores de Brisbane sobreviveram há quase dez anos de seca sem que a água fosse cortada.
Quem sabe um dia Itu chega lá!
- Tags
- água
- falta de água
- brisbane