::. Associação Cultural Vozes de Itu .::
                    
 
::. Associação Cultural Vozes de Itu .:: - Trinta e nove anos de música e cultura


O Coral Vozes de Itu foi formado em 1965 por um grupo de cantores de diversos coros religiosos da cidade, com o objetivo de diversificar o repertório desvinculado-se da música sacra.
Concerto em Itu em 1972

Dentro desta proposta, participou da montagem da ópera “I Pagliacci”, no ano seguinte à sua fundação. Durante muito tempo ensaiou e executou obras do repertório de música brasileira, da MPB, da música tradicional folclórica e muita música sacra de bom gosto.

Participou de grandes eventos, como o Sesquicentenário da Independência do Brasil, no Teatro Municipal de São Paulo, em 1972, dos Festivais de Artes de Itu (1993-1999) e do Mapa Cultural Paulista, versão canto coral, classificando-se em 1998 em 4º lugar entre os corais paulistas.

Realizou onze edições do Encontro de Corais ‘Dr. Benedito Lázaro de Campos’, reunindo grupos corais do interior de S. Paulo e Minas Gerais.

Desde 1995 dedica-se à recuperação da obra coral dos compositores da cidade de Itu, tendo realizado também várias edições do recital ‘A Paixão Segundo Itu’, com obras para a Semana Santa.

Em 1996 comemorou os 150 anos de nascimento do compositor ituano Tristão Mariano da Costa, executando obras inéditas de sua autoria.

Em 2001 foi a vez de lembrar o centenário da morte de Elias Álvares Lobo. Realizou um Sarau em sua
Um Sarau Republicano em 2003

homenagem, com trechos inéditos da ópera “A noite de São João”, primeira ópera brasileira escrita em português. Também realizou uma Missa comemorativa e apoiou o lançamento do livro “Elias Álvares Lobo, um momento na música brasileira” de autoria de Luís Roberto de Francisco e a exposição promovida em conjunto com o Museu Paulista da Universidade de São Paulo.

Entre 2003 e 2004 conseguiu reviver a cerimônia do Ofício de Trevas, na semana santa, para a qual restaurou e executou a obra “Matinas de Quarta-Feira Santa” de Tristão Mariano da Costa.

A qualidade musical do coro e o repertório fortemente calcado nas tradições culturais da cidade tem grande empatia com o público local e da região e garantido o sucesso de suas apresentações.

Em 2006 a Associação completa 41 anos de existência e pretende realizar eventos marcantes para celebrar seu jubileu.


Plano de trabalho artístico para 2006

A Associação Cultural Vozes de Itu desenvolve há quarenta anos atividades de canto coral. As quatro décadas de trabalho ininterrupto criaram bases para a ampliação deste trabalho, sempre voltado para a valorização da cultura local e o estreitamento dos laços de identidade e inclusão social na comunidade da qual faz parte.
O Plano de trabalho para 2006 tem vários os objetivos: aumentar a participação da comunidade na Associação, oferecer maior número de eventos, lançar as bases para uma futura escola de canto e dar continuidade à pesquisa e recuperação das obras dos compositores ituanos.
No ano passado fizemos dez programas diferentes. Agora vamos para vinte. Para tanto precisamos ampliar o grupo e regentes.


Os novos grupos de trabalho


Coral Vozes de Itu – para adultos e jovens a partir de 17 anos - repertório erudito e popular para concertos e performances.

Schola Cantorum – integrantes a partir de 17 anos. Repertório: música colonial brasileira e música ituana para cerimônias religiosas e performances. Não terá formação fixa; seus componentes serão oriundos do coro adulto e de novos cantores.
Regente: Luís Roberto de Francisco.


::. Associação Cultural Vozes de Itu .:: - Trinta e nove anos de música e cultura
Sede da Associação: Rua Almeida Júnior, 166 Vila Gardiman, aos sábados entre 15 e 18 horas
Telefones: (11) 4022-1248 / (11) 7401-3152 / E-mail: [email protected]