Sustentabilidade

Publicado: Terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Saiba mais sobre Energia Solar e Aquecimento

Como aproveitar a energia solar para aquecer a água de casa

Crédito: Banco de Imagens Saiba mais sobre Energia Solar e Aquecimento
O chuveiro é o maior responsável pelos gastos de energia elétrica em casa
O chuveiro é o maior responsável pelos gastos de energia elétrica em casa. Segundo o físico e doutor em energia renovável, Márcio Maia Vilela utilizar energia para gerar calor, além de não ser tão eficaz é um desperdício. "Existem outras formar de gerar calor, como o carvão e o petróleo, mas nenhum é tão eficiente como a energia térmica solar".

A economia com um sistema de aquecimento solar pode chegar a 40% e, de acordo com o engenheiro Eremy de Melo Júnior, o custo de um equipamento pode chegar a R$ 1.700,00 para uma caixa de 300 litros. E, apesar de o equipamento se pagar sozinho em pouco tempo de uso, ainda é inacessível para a maioria das pessoas. Pensando nisso o empreendedor social, Augustin T. Woelz, da ONG Sociedade do Sol, desenvolveu no CIETEC da Universidade de São Paulo (USP) o sistema de Aquecimento Solar de Baixo Custo (ASBC) que utiliza uma tecnologia inovadora com placas de PVC, para coletar a energia solar térmica.

O ASBC foi concebido para ser instalado em qualquer residência pelo menor custo possível e de forma que a própria pessoa possa construir em sua casa. "Queremos que 40 milhões de lares saibam da existência destes sistemas de aquecimento solar, seja o econômico ou o convencional. O importante é a preservação da natureza", assim pensa Woelz.

O mundo está acordando para as questões ambientais, mas para Vilela as pessoas só vão se conscientizar da necessidade de poupar os recursos quando começarem a pagar caro por isso. Em diversos países o uso de energia solar é obrigatório. Em Israel, por exemplo, que sofreu uma grande crise de abastecimento de energia, cerca de 67% da população utiliza em suas residências coletores térmicos solares. Na cidade de Barcelona, foi por meio de incentivos do governo que houve a implementação do uso residencial. Já no Brasil, 60% da população do país, principalmente na região sudeste, utiliza energia elétrica ou a gás para aquecer a água. Em algumas cidades, como Belo Horizonte, as construtoras já perceberam que a instalação de um equipamento de aquecimento solar valoriza o imóvel.

Como funciona o ASBC - O princípio de funcionamento do aquecedor ASBC é muito simples: a água fria tende a descer enquanto a água quente sobe, fazendo circular a água nas placas aquecendo toda a caixa. O aquecedor solar funciona em conjunto com o chuveiro elétrico convencional, mas como a água já vem quente, quase não é necessário gastar com energia elétrica. Não é necessário quebrar paredes ou azulejos e trocar encanamentos, pois os de PVC instalados externamente suportam a temperatura (Que chega no máximo em 55°C, suficiente para um banho que em média não passa de 39°C). A única desvantagem do equipamento é que ele não conserva a temperatura da água por muito tempo. À noite, a temperatura cai em torno de meio grau por hora. "Isso porque, não tem todo o isolamento térmico", explica o criador que justifica: "tem menos eficiência, mas custa 10% do preço". Por aproximadamente R$ 250,00 é possível construir um ASBC de 200 litros, suficiente para uma família de até cinco pessoas. "Com o equipamento instalado no chuveiro, uma família pode economizar o valor de uma televisão nova por ano" diz Woelz.

Woelz incentiva a produção do ASBC, não pelo aspecto econômico e ambiental, mas também por ser uma forma de socialização, capacitação e fonte de renda, pois qualquer pessoa pode construir o seu ASBC. A ONG auxilia na implantação de oficinas sociais em comunidades, ensinando todo o processo do projeto, montagem e instalação dos aquecedores aos líderes comunitários para que possam multiplicar a experiência nas comunidades em que vivem.

Fonte: Boletim Planeta Cidade 1 (7) 2006

Leia mais: www.sociedadedosol.org.br

Comentários