Twitter nos negócios: você não bota uma fé?
Então veja o que muitas empresas de Itu já estão fazendo!
Guilherme MartinsPor Guilherme Martins
Você está sendo seguido! E não por uma, mas por centenas de pessoas! Alguns outros, são seguidos até por milhares. Mas não precisa se alarmar, afinal você também está seguindo muita gente, não é? Pois essa é a pretensão do microblog Twitter, que já virou mania entre os brasileiros.
Tantas mensagens compartilhadas por muitas pessoas ao mesmo tempo fizeram com que, de uma hora pra outra, todos virassem espectadores da vida alheia, porém, o Twitter está rumando para outros caminhos também. Cada vez mais as empresas estão aproveitando o alcance dessa mídia e a utilizando como uma ferramenta para divulgar seus produtos, serviços, promoções ou até mesmo vagas de trabalho. Afinal, quer um melhor “boca a boca” do que o proporcionado pelo Twitter?
Twitter e Publicidade
É fato: o Twitter lançou uma plataforma com a finalidade de promover publicidade. A ferramenta, chamada “Promoted Tweets” estará a disposição das empresas para a divulgação de anúncios através das twittadas.
Porém, como está em fase de testes, somente 10% dos usuários receberão essas mensagens. Dependendo dos resultados positivos, novas etapas serão disponibilizadas.
Muitas empresas e organizações já utilizam o Twitter para difundir suas mensagens gratuitamente. Só que a partir de agora, elas terão a opção de pagar para que suas mensagens se destaquem no topo de uma busca por uma palavra-chave no site.
Os números comprovam
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Digital (iDig) comprovou que a presença de uma empresa no Twitter é capaz de dobrar a quantidade de mensagens postadas sobre a marca nessa rede.
Foram analisadas 91.145 mensagens trocadas no microblog sobre 50 marcas de relevância nacional, de oito setores econômicos, durante o período de 20 de setembro a 24 de outubro de 2009. Das 50 empresas pesquisadas, 42% têm perfil no Twitter, cada uma com aproximadamente três mil seguidores, e postam, em média, cinco mensagens por dia.
Ao longo do período analisado, eles produziram cerca de 2.600 mensagens diárias sobre todas as marcas observadas. Embora as empresas sem Twitter também sejam muito citadas, o grupo que atua no microblog concentra 74% do volume total de mensagens trocadas no período.
As empresas de Itu
Em Itu algumas empresas possuem um perfil no Twitter, e a ferramenta comprovadamente vem ajudando nos negócios. “Nosso site triplicou o numero de visitas depois que começamos a usar o Twitter”, afirma o proprietário do Centro de Treinamento e Esportes (CTE-7) em Itu, Frederico de Almeida. E completa: “Foi uma série de fatores em conjunto, o Itu.com.br, meu mailing, e a ajuda das mídias sociais”. Leia a entrevista na íntegra!
Ivan Lourenço é o jornalista responsável pela comunicação do Colégio Monteiro Lobato e criou um perfil no Twitter para a escola a fim de discutir ideias, projetos e alertar sobre as atualizações do site da escola. “Nosso Twitter foi criado para trocar informações com pessoas que se interessam por projetos educacionais, inovações e ideias para o desenvolvimento humano”, comenta. Leia a entrevista completa!
A ferramenta do Twitter também vem causando transformações dentro das empresas. Luiz Machado, responsável pela parte de mídias digitais do Camping Carrion, apresentou a ideia de formalizar um atendimento e gerenciamento de conteúdo na Internet através de todas as mídias digitais, buscando um contato mais direto com os clientes. E o Twitter proporcionou essa interação. “Temos em tempo real o que as pessoas estão comentando sobre determinado assunto, e assim podemos interagir e atrair possíveis clientes para nosso negocio”. Leia a entrevista na íntegra!
E a rapidez do Twitter chamou a atenção do assessor do Plaza Shopping Itu, Edgar Silveira. “É instantâneo, publicamos uma novidade, um filme, ou uma campanha e, em minutos, já temos uma resposta. Estamos em época de descobrir o que o cliente quer e, pelo Twitter, na hora, ele já se posiciona”, comenta. Leia a entrevista completa.
Pelo mesmo motivo, Beatriz Sioli, Secretária Executiva da Prótur, acha essencial o uso do Twitter como mais uma ferramenta para divulgar o que a cidade de Itu tem a oferecer. “A rapidez das informações é o grande trunfo dessa mídia”, conclui. Leia a entrevista completa!
O microblog também serve para realizar reservas no Camping Cabreúva. Priscila Gonçalves, produtora de eventos do local, explica que o Twitter facilita muito a comunicação com o cliente. “Existe a necessidade de nos comunicarmos diretamente com nossos clientes e divulgarmos nossos produtos e serviços indo até onde o cliente se encontra”. Leia a entrevista!
Já o Hotel Fazenda Clube de Cãompo aderiu ao Twitter como ferramenta de comunicação para estreitar seus laços com os amantes de animais de estimação. Para marcar sua estreia no microblog, o hotel fazenda para cães lançou o concurso cultural “O que deixa um cão feliz?”, que irá premiar a melhor frase do Twitter com a tag #caofeliz. O proprietário do Clube de Cãompo, Aldo Macellaro, afirma que o Twitter ajudou nos negócios. "Ao conhecer a ferramenta, percebemos que poderia ser uma oportunidade de apresentar o Clube de Cãompo para quem se interessa pelo universo pet". Leia a entrevista completa!
Depois de conhecer esses casos de sucesso através do Twitter em Itu, qual a sua opinião a respeito? Você acha que trata-se de uma boa ferramenta ou que a proposta da mídia está sendo deturpada para fins comerciais? Dê a sua opinião!