Exposição Artistas e Arteiros segue na Casa da Cultura
Obras são feitas por artistas de diversas regiões do país.
Renan PereiraVeja as fotos desta notícia no Flickr
A exposição de brinquedos para crianças e adultos, “Artistas e Arteiros”, acontece de 7 de dezembro a 7 de janeiro, no Espaço Cultural Almeida Júnior, em Itu. A mostra - que foi pensada para atrair pais e filhos em torno do imaginário popular brasileiro – conta com obras lúdicas e brinquedos feitos por artistas e artesãos de várias regiões do país. Leia o texto do jornalista José Nêumanne Pinto sobre esta exposição.
Realizada pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) em parceria com a ACAM Portinari, a exposição (produzida pelo Instituto do Imaginário do Povo Brasileiro – IIPB) proporciona para os mais velhos uma viagem pelas memórias de infância. Para os mais jovens, um encontro com cores e movimentos em um mundo onde não imperam os brinquedos industrializados.
As peças são feitas por escultores já consagrados, como Aberaldo - AL, Veio - SE e Nino - CE; além de novos artistas, como Mestre Saúba - PE (com sua casa de farinha motorizada), Miro - PE (bonequeiro de Carpina, tradicional cidade do mamulengo) e Fábio - PE, com sua Arca de Noé de material reciclado. Os visitantes poderão ver ainda rodas gigantes e carrosséis com motor e iluminação, caminhões, barcos, entre outros objetos.
O Espaço Cultural Almeida Júnior está localizado na rua Paula Souza, n, 664, centro de Itu. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 9h às 17h. A exposição é aberta a toda população e tem entrada gratuita. Mais informações pelo telefone (11) 4023-1544 - ramais 223 ou 215.
Sistema Estadual de Museus
O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado na busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM) e atualmente reúne cerca de 502 instituições, públicas e privadas, de 159 municípios.
Entre as principais ações do SISEM está a realização de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada museu e cidades onde estão localizados. O SISEM promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos.
ACAM Portinari
A Associação Cultural de Amigos do Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari) administra, em convênio com a Secretaria de Estado da Cultura, sete museus no interior de São Paulo pertencentes ao governo do Estado. Além do Museu Casa de Portinari, em Brodowski, a ACAM responde por instituições museológicas em Tatuí, Amparo, Tupã, Campos do Jordão e Taubaté e Guaratinguetá. A gestão compartilhada de museus atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Essas instituições parceiras, sem fins lucrativos, são chamadas Organizações Sociais. Elas foram criadas por lei em 1998.
Instituto do Imaginário do Povo Brasileiro – IIPB
O Instituto do Imaginário do Povo Brasileiro tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento cultural e social do país através da identificação, preservação, divulgação e desenvolvimento do imaginário do povo brasileiro, promovendo e divulgando a arte e a cultura popular brasileira em âmbito nacional e internacional.
Leia também:
> Artesanato: hobby ou sobrevivência?